A CIDADE
O nome da cidade, Teodoro Sampaio, foi dado em homenagem ao engenheiro que fez o primeiro levantamento geográfico do Pontal do Paranapanema, em especial, sobre o rio Paranapanema, em 1886. Engenheiro Civil de formação acadêmica, Theodoro Fernandes Sampaio exerceu diversas atividades ao longo de sua vida, tais como escritor, geógrafo, geólogo, cartógrafo, topógrafo, urbanista, historiador, filósofo, etnólogo, tupinólogo, arquiteto, professor, sociólogo, político, empresário, sanitarista e desenhista.. Theodoro Fernandes Sampaio nasceu em 07 de janeiro de 1855, no distrito de Bom Jardim, atual município de Teodoro Sampaio, na Bahia. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de outubro de 1937, aos 82 anos de idade. Da humilde condição de filho de uma escrava, Theodoro Sampaio viria a colocar-se honrosamente na galeria das grandes personalidades brasileiras de todos os tempos.
O município de Teodoro Sampaio foi criado em 28 de fevereiro de 1964, através da Lei nº 8.092. A primeira eleição municipal ocorreu em 07 de março de 1965, sendo eleitos o prefeito José Natalício dos Santos (Natal) e o vice Pedro Ginez Abellan. A posse do prefeito e da primeira Câmara Municipal ocorreu em 21 de março de 1965, data em que se comemora o aniversário de emancipação político-administrativa do município.
Com 2.872 km², Teodoro Sampaio era, até 1990, o maior município do Estado de São Paulo em área territorial e era constituído pela sede do município, Teodoro Sampaio, e os distritos de Rosana (incluindo a cidade de Primavera), Euclides da Cunha Paulista (incluindo o bairro rural de Santa Rita do Pontal) e Planalto do Sul. Em 05 de novembro de 1989, realizaram-se os plebiscitos sobre a emancipação dos distritos de Rosana e de Euclides da Cunha Paulista. A criação dos dois municípios foi através da Lei n.º 6.645, de 09 de janeiro de 1990 e instalados em 1º de janeiro de 1993.
Atualmente, o município de Teodoro Sampaio está com a seguinte formação: Teodoro Sampaio (sede), Planalto do Sul (distrito criado em 27/12/1985), bairros rurais (Águas Claras, Córrego Seco, Alcídia, Cafezinho, Agrovila Emígdio Furlan – Varjão) e 22 assentamentos.
DADOS GEOGRÁFICOS
Área: 1.556 km², sendo atualmente o 8º município do Estado de São Paulo em extensão territorial.
População: 21.386 habitantes (Censo 2010).
Localização: O município está situado no oeste paulista, região conhecida por Pontal do Paranapanema, fazendo parte da 10ª Região Administrativa de Presidente Prudente.
Altitude: A cidade de Teodoro Sampaio se encontra a 352 metros acima do nível do mar. A maior altitude do município é o Morro do Diabo, com 599,5 metros.
O PARQUE ESTADUAL "MORRO DO DIABO"
O Parque Estadual Morro do Diabo foi criado em 1941 como uma reserva, tornando-se parque apenas em 1986, com o objetivo de preservar uma das últimas áreas de floresta de planalto do país. É uma das áreas núcleos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.
A unidade abriga uma das quatro áreas de proteção com mais de 10.000 hectares de Floresta Tropical Estacional Semidecidual, que originalmente cobria parte dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
O bom estado de conservação de sua área de quase 34.000 hectares de Mata Atlântica de Interior permite a ocorrência de importantes espécies de fauna, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como anta, queixada, bugio, puma e onça-pintada, além de uma das espécies de primata mais ameaçada do mundo, o mico-leão-preto, que encontra no Parque refúgio para a sua maior população livre. Estima-se que no Parque haja cerca de 1.200 indivíduos dessa espécie. Com relação à flora, o Parque abriga a maior reserva peroba-rosa, espécie importante para trabalhos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.